Nossa Missão:

COMO EDUCADORES FÍSICOS PREOCUPADOS COM O BEM ESTAR, A SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA DOS NOSSOS CLIENTES, TEMOS COMO MISSÃO:

- Oportunizar de maneira Programada, Orientada, Segura e Saudável uma Atividade Física Agradável, Prazerosa, Motivante e de Fácil Acesso, de preferência ao Ar Livre e em Ambientes Naturais.
Queremos com isso Desenvolver e Aprimorar as Capacidades Aeróbias e Anaeróbias, da Resistência e Força Muscular, da Velocidade e Potência, da Agilidade e Equilíbrio, e também da Flexibilidade. E ainda promover a Sociabilização!
Competir, Chegar em Primeiro, Treinar Mais, Correr Mais, Reduzir Tempos... Isso não é mais Importante do que Viver Mais e Melhor!

sábado, 29 de outubro de 2011

MACHUQUEI-ME! E AGORA?



O que fazer? 

É claro que sempre procuramos tomar as precauções devidas para evitar as contusões... Mas elas acontecem, não é mesmo?
E o que fazer se o seu médico não está disponível para te atender em até, por exemplo, três dias?
Você também pode estar sentindo uma dor leve após a corrida, que não exigiria cuidados médicos, mas que não gostaria de ver progredindo em algo mais grave. Qual o procedimento mais adequado?

O método mais indicado para tratamento rápido em casa é o RICE, que será mostrado abaixo:

Lembre-se! O mais importante é não exagerar para tentar evitar que as contusões apareçam!

Procure então, seguir estes Princípios Básicos:

1. Não aumente sua quilometragem mais que 10% por semana;
2. Use tênis de corrida adequado e os troque quando tiverem mais de 800 km;
3. Faça alongamentos;
4. Não descuide-se do aquecimento e volta à calma;
5. Evite com frequência,pisos muito duros, inclinados ou irregulares, varie o terreno e ;
6. Não aumente volume e intensidade do treinamento simultaneamente.

O método PRICE (Alguns autores o Chamam  de Rice)

O método PRICE (que pode ser combinado com anti-inflamatórios, converse com o seu Médico!) é a melhor resposta imediata para a maioria das contusões. É um termo em inglês, e significa:

   rotection -> proteção


R-est -> repouso

I-ce -> gelo

C-ompression -> compressão

E-levation -> elevação

Desta maneira...

Proteção: 
Interromper as atividades com o membro ou o segmento afetado - movimento protegido.

Repouso:
Não necessita de maiores explicações. Seu corpo precisa do repouso para se recuperar. Relaxar a parte afetada.  E ainda após a lesão efetuar uma correta avaliação das estruturas afetadas.

Ice = Gelo:
Envolva cubos de gelo em uma toalha molhada ou, melhor ainda, utilize um daqueles "cold packs" vendidos em lojas de esporte e coloque sobre a área machucada. Não coloque gelo diretamente em cima do machucado pois isso poderá causar bolhas ou queimaduras. O limite de tempo para cada aplicação é 15 minutos, mas você pode repetir a cada hora. A principal ação é a diminuição da inflamação e sangramento interno e consequentemente promover o alívio da dor.

Compressão:
O objetivo aqui é diminuir a irrigação sangüínea no machucado. Pode ser utilizada uma bandagem, mas tome cuidado para não apertar demais e impedir a circulação o que poderia ocasionar gangrena. Você pode alternar compressão com gelo. Se a região machucada ficar dormente, pare o processo de compressão. Preferencialmente utilizam-se ligaduras elásticas, de forma a limitar a formação de hematomas e imobilizar a área afetada. Pode-se colocar o gelo sob a atadura.

Elevação:
Elevar o membro contundido diminui a pressão sangüínea na área. Assim permite diminuir o fluxo sanguíneo na região, diminuindo o edema e aumentando a drenagem dos fluídos inflamatórios. 


Na grande maioria das situações depois de 2/3 dias de tratamento PRICE o atleta já sente melhorias significativas, devendo manter o treino condicionante antes de um regresso completo aos treinos e jogos. 

Simultaneamente devem-se evitar outro conjunto de procedimentos que podem contribuir para agravar a lesão inicial.

O QUE NÃO FAZER: HARM

Heat - Calor na região lesada sob qualquer forma;

Alcóol - Ingestão de álcool;

Run - Atividade excessiva da região lesionada;

Massage - Massagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário