Nossa Missão:

COMO EDUCADORES FÍSICOS PREOCUPADOS COM O BEM ESTAR, A SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA DOS NOSSOS CLIENTES, TEMOS COMO MISSÃO:

- Oportunizar de maneira Programada, Orientada, Segura e Saudável uma Atividade Física Agradável, Prazerosa, Motivante e de Fácil Acesso, de preferência ao Ar Livre e em Ambientes Naturais.
Queremos com isso Desenvolver e Aprimorar as Capacidades Aeróbias e Anaeróbias, da Resistência e Força Muscular, da Velocidade e Potência, da Agilidade e Equilíbrio, e também da Flexibilidade. E ainda promover a Sociabilização!
Competir, Chegar em Primeiro, Treinar Mais, Correr Mais, Reduzir Tempos... Isso não é mais Importante do que Viver Mais e Melhor!

terça-feira, 31 de maio de 2011

PARA INICIAR NA CORRIDA


Vamos iniciar um programa de Corrida?


Então... prepare-se, em qualquer caso, para o mais difícil nesta etapa: as dores e fadigas que sofrerá por fazer algo que não está acostumado. 
Mas Atenção! Ao final do primeiro dia, deverá no máximo, sentir dores leves, um pequeno desconforto, especialmente na articulações. Seu otimismo não deve diminuir e não deves relaxar seu empenho. 
Ao segundo dia, pode ser que sejam despertadas as câimbras, a rigidez muscular, espasmos e dores musculares um poucos mais intensas nas pernas. Persevere! Não desista!
Realize seu aquecimento com calma, alongue-se antes, e parta para o seu objetivo do dia e depois da Atividade, alongue outra vez! Mas não force, vá no conforto!

Os primeiros dias de Trote requerem força de vontade para suportar fadigas, porém de modo algum deve ser um castigo.


Existe um método muito simples que lhe permitirá ter uma idéia aproximada de seu nível de aptidão física, tanto no princípio do programa como ao longo deste. Simplesmente deixe que seu corpo lhe diga. O corpo fala! Aprenda a ouví-lo! É um excelente meio para o aperfeiçoamento do Auto Conhecimento!

Antes de investir em tecnologia com o uso de monitores de frequência cardíaca, neste período de iniciação, use um sistema de avaliação muito fácil para determinar se está em um ritmo compatível para o seu nível de aptidão física. Funciona assim: 
Se durante sua atividade você conseguir conversar sem nenhuma dificuldade é porque a intensidade está muito fraca. 
Caso converse com ligeira dificuldade (ofegância), mas consegue manter a fala, este é o seu ritmo ideal! Se não consegue dar continuidade a uma conversa, ou fala ou faz a atividade, é porque está muito forte! Reduza a intensidade!

Comece com um passeio ou uma caminhada rápida. Sinta o que ocorre! Observe! Anote se julgar conveniente! Eu recomendo! Faça um diário de Treino!
Seu corpo reage automaticamente ao cansaço e não perde tempo em lhe dizer como se sente. Preste atenção. Não tente fazê-lo trabalhar mais do que pode até que adquira certa resistência.
Possuir um corpo resistente requer tempo e prática regular de exercício. Um corpo desacostumado ao exercício necessita de um período de condicionamento antes de poder treinar.

A maioria dos programas aeróbicos, na sua missão concreta para as corridas, começa com exercícios de pré-condicionamento. Um dos melhores é simplesmente caminhar. De fato, você pode começar sua atividade de pré-condicionamento mesmo antes de iniciar o programa ou de passar por um exame médico. Afinal, não é preciso fazer outra coisa a não ser andar. Sendo assim, adiante! Começe já!

Saia para caminhar por períodos de 10 ou 15 minutos e converta isso em um hábito diário. Porém, imprima às suas pernas um ritmo vigoroso. É certo que por detrás de uma aquisição de hábitos como esse, não passará muito tempo até que comece a sentir a necessidade de correr. Chegado esse ponto, correrá regularmente, se sentirá impelido a fazê-lo.
Quando estiver inserido na prática da corrida, deve ter em mente que não se trata de chegar em primeiro numa competição, mas sim de adquirir resistência. 




Perseverança e calma são as palavras chave desse programa.

Se você for mulher, gostaria de sugerir algumas precauções: sua capacidade pulmonar e cardíaca é menor do que a de um homem e, por conseguinte, não precisa correr ou trotar tão forte como o homem para alcançar o mesmo nível de aptidão física. Isto se deve ao fato de que, com um nível igual de treinamento, a mulher alcança com maior rapidez o seu objetivo que o homem. Se, por exemplo, homem e mulher correrem juntos, ele poderá sentir se esforçando dentro do nível de condicionamento cardíaco que fixou como meta, entretanto ela pode estar excedendo o limite recomendado.
Em todo caso, qualquer mulher que tenha ficado longe do exercício físico deve evitar excessos para não exceder suas possibilidades.

Outra recomendação especial: se está grávida, o passo ligeiro pode beneficiá-la, pelo menos até o sexto mês de gravidez. Não penso que seja necessário advertir que deve consultar seu médico ginecologista antes de começar a correr.
Se não está grávida, mas deseja ter filhos, muitos médicos são de opinião de que correr é um excelente meio de preparar o seu corpo para esta ocasião.

Correr acompanhado pode também ajudar a vencer a inércia que experimentará a princípio. É difícil criar um novo hábito e, igualmente, de romper um vício.

Busque um companheiro, assim terá alguém com que compartilhar frustrações, dores, moléstias e o prazer de estar fazendo progressos. Pode compartilhar tudo isso com ele ou ela. 
Correr com alguém ao nosso lado se converte em algo muito mais fácil.

Mesmo que esteja muito bem preparado para empreender esta atividade, o corredor em potencial pode sentir-se preocupado com o sombra de alguns hábitos antigos. Se corro, terei que parar de fumar e não poderei beber nem comer meus pratos favoritos? Mas, não, não tem que fazer isso. Se és fumante ou gosta de beber, sem dúvida, é bem provável que a princípio lhe seja difícil largar o cigarro ou a bebida. Já será bastante duro ter mudar hábitos sedentários por uma vida ativa, mas não é menos provável que experimentará uma menor dependência.

Uma única passada de um não-fumante equivale a três de um fumante. A causa reside no monóxido de carbono que o fumante inala. Uma vez na corrente circulatória, esta substância se fixa nas moléculas de hemoglobina do sangue e lhe impedem de transportar eficientemente o oxigênio ao longo do organismo.
Como o tabaco, o álcool impede a eficiente distribuição de oxigênio pelo organismo. Coração, músculos e tecidos sofrem as conseqüências.
Visto que o álcool reduz a capacidade de assimilação das vitaminas do grupo B, é mais provável que possa deparar-se com um déficit vitamínico.

Eu também recomendo que não corra se bebeu, pois, como você sabe, isso pode afetar sua capacidade de raciocínio e lhe fazer avaliar erroneamente a velocidade, distância e também seu nível de resistência.

Sobre a comida, há muito a dizer. Muitos corredores seguem a dieta vegetariana, outros se abastecem de massas (carboidratos) antes de uma prova. Em geral, coma regularmente e com discrição uma grande variedade de comidas (carne, laticínios, cereais, vegetais, frutas) que provêm ao organismo as proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais que este necessita para manter-se em bom estado. Evite o açúcar, que não tem nenhum valor nutritivo. Proporciona calorias de rápida assimilação, mas não muito mais. Obtenha as calorias necessárias de outras fontes. E se for querer um controle alimentar mais adequado às suas práticas físicas diárias sugiro a orientação Profissional. Busque um Nutricionista!

Portanto... Excelentes Treinos Saudáveis!



Nenhum comentário:

Postar um comentário